16 de março de 2008

7 mulheres para 1 homem?!? Contenta-te se arranjares uma!

O fenómeno do amor, apesar de inexplicável, está rodeado de ideias feitas. Felizmente há uma teoria, que inclusivamente de quando é referida por pseudo-especialistas na imprensa, facilmente rebatível: o mito de haver muitas mais mulheres do que homens.
Vamos aos números (de 2006). De facto há mais mulheres do que homens a residir em Portugal: 51,6% e 48,4% da população, respectivamente. Mas, como podem ver, esta diferença é mínima (3,2%, ou seja, uma diferença a rondar as 340.000 pessoas), e deve-se sobretudo à diferença no grupo etário mais velho (há mais cerca de 300.000 mulheres com mais de 64 anos do que homens), havendo mesmo mais crianças, adolescentes e jovens do sexo masculino!
Se, de entre os dados que aqui servem de referência, nos fixarmos na fase da vida na qual as pessoas têm relações potencialmente mais mutáveis e com mais frequência, dos 14 aos 64 anos, há "apenas" mais 80.000 mulheres, ou seja, neste longo intervalo elas são 50,5%, e nós 49,5%... E só assim é devido ao decréscimo da população masculina ao longo dos anos.
Estes números podiam ser o ponto de partida para várias considerações ou relativizados por outras prespectivas (p ex, considerando o factor da orientação sexual).
Eu só me servirei deles para calar aqueles "básicos" que comecem a contar à minha frente a história de haver 7 mulheres para cada homem!
De resto, eu também nunca quis mais do que uma e garanto-vos que não são estes números que me não farão adiar para a 3ª idade os esforços para a encontrar :)

ps: Dados publicados na página do INE.

Sem comentários: